Saúde mental e qualidade de vida

Segundo o conceito de 1947 da Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde é definida como: “Um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”

Nossa própria Constituição Federal de 1988, em sua seção sobre saúde (Art. 196), define-a nos seguintes termos (grifos do autor): “A saúde é um direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doenças e outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.”

No Dia Mundial da Saúde Mental, 10 de outubro, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) lembrou que o conceito de saúde vai além da mera ausência de doenças — só é possível ter saúde quando há completo bem-estar físico, mental e social.

Para a Organização Mundial da Saúde, saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.

Uma implicação importante dessa definição é que a saúde mental é mais do que a ausência de transtornos mentais ou deficiências. Há também fatores psicológicos e de personalidade específicos que tornam as pessoas vulneráveis aos transtornos mentais. Pode haver algumas causas biológicas, incluindo fatores genéticos, que contribuem para desequilíbrios químicos no cérebro, segundo a OMS.

Para a ciência Psicológica (conselho regional de psicologia-CRP) o conceito de saúde mental é a capacidade de tomar decisões em relação a própria vida, é a capacidade de se organizar interiormente e organizar o que está em sua volta.

Quando a organização mental encontra-se prejudicada, seja por sintomas ou sofrimentos psíquicos, deve-se procurar um profissional Psicólogo.

O Psicólogo é o profissional capacitado e especializado para promover a saúde mental nas pessoas seja através de atendimento clínico, organizacional, social e nas políticas públicas.


Conceito qualidade de vida e bem- estar

O Conceito de qualidade de vida é muito amplo, podendo ser explicado por diversos fatores de cultura e valores, contempla a saúde física e psicológica de um indivíduo, níveis de dependência, relações emocionais, relações sociais em casa, na escola e no trabalho e até mesmo no meio ambiente em que vive.

A Organização Mundial as Saúde (OMS) utiliza um método científico para medir o nível da qualidade de vida das pessoas. Ele pode pesquisar um grupo de pessoas ou até mesmo um país inteiro para conhecer seus hábitos, costumes e como isso interfere em sua vida e sua saúde. Esse método é baseado no conhecimento de seis aspectos centrais: o físico, o psicológico, o nível de independência, as relações sociais, o meio ambiente e os aspectos religiosos.


A importância de saúde mental para promover o bem-estar e a qualidade de vida nas pessoas.

Conflito com a família e relação de dependência? Dificuldade na relação com o outro? Relações emocionais pouco satisfatórias? Em algum momento da vida já se pegou em situações em que os conflitos internos tomaram conta da sua mente e não conseguiu raciocinar de maneira clara?

De que forma a saúde mental impactou de maneira significativa na sua qualidade de vida e lhe trouxe perdas, sintomas, doenças somáticas e desamparos? Talvez a falta dessa clareza fez com que deixasse de tomar decisões assertivas e racionais para a resolução de algo.

Se sim, pode ser que a sua qualidade de vida ficou prejudicada por conta da saúde mental que não foi cuidada com a devida atenção. Saúde mental e qualidade de vida tem uma intrínseca ligação. Quando a saúde mental de alguma forma está prejudicada por diversos aspectos de ordem psicológica, a qualidade de vida pode sofrer abalos e deixar a pessoa em situações difíceis na vida.

No Brasil, nas últimas duas décadas, os profissionais psicólogos vêm se mobilizando de forma intensa e se comprometendo em tornar a ciência psicológica acessível, promovendo assim a saúde mental nas instituições, empresas, comunidades e população. Desenvolvendo novas formas de abordagem e técnicas psicológicas para acessar um número maior de pessoas, onde o objetivo é de promover o bem–estar e consequentemente melhorar a qualidade de vida da população brasileira.


“Cuidar da saúde mental é essencial para a qualidade de vida”

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp